top of page
Buscar

Sem educação..., não há solução!

  • Foto do escritor: HGC
    HGC
  • 3 de abr.
  • 6 min de leitura

Crônica de: 03/04/2025

Sem educação..., não há solução!


Foto originaria de o Globo

A crônica desta semana é sobre um tema de extrema relevância, o sistema de ensino fundamental/médio.

 *Analise estes escritos oriundos da prova do ENEM no ano de 2008 feito por estudantes do 2º grau. (Pérolas do Enem)


O problema da amazônia tem uma percussão mundial.

Várias Ongs já se estalaram na floresta.

A amazônia é explorada de forma piedosa. Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.

A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e creu.” Tem que destruir os destruidores porque o destruimento salva a floresta.

O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.

Espero que o desmatamento seja instinto.

”A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.

A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.

Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.

Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.

Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.

A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.

A amazônia tem valor ambiental ilastimável.

Explorar sem atingir árvores sedentárias.

”Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.

Paremos e reflitemos.

A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.

Retirada claudestina de árvores.”Temos que criar leis legais contra isso.

A camada de ozonel.

a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.

”A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração.

”A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.”Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.

”Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises.

”A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.

O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.

O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.

Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos,

Convivemos com a merchendagem e a politicagem.

”Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.

”Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.

”O que vamos deixar para nossos antecedentes?

” A fiscalisação tem que ser preservativa.

Não podem explorar a Amazônia de maneira tão devassaladora.

================

Pense em um sistema educacional para o ensino fundamental/médio que proverá ao cidadão conhecimentos necessários para o desenvolvimento social e do País em escalas condizentes. 

Este sistema educacional é na verdade, um investimento governamental em seus cidadãos, que são o maior patrimônio de uma nação. 

Um projeto tem que ter como base que todo ensino fundamental/médio, deve ser provido somente pelo Governo Federal, com todos os itens necessários na estrutura física do local a ser ministrado, tendo como principal o sistema pedagógico, padronizado em todo o País.

O núcleo do projeto está embasado em um sistema pedagógico que deverá ser aplicado sob a sustentação total das matérias de ensino para aprendizagem, englobando desde o comportamento social até as simples normas de trabalho, se excluindo catequese e dogmas religiosos de qualquer origem.

Matérias de origem religiosas devem ser explanadas de forma global com explanações didáticas inseridas com informações claras sobre todas as religiões praticadas derivadas do judaísmo, cristianismo, muçulmana, budismo, e outras vertentes. 

A opção e a prática religiosa de cada um deverá ser definida de forma livre, após o aprendizado didático sobre religiões em geral, sem a aplicação de catequização de qualquer espécie durante o período do ensino fundamental/médio.

Deverá ser planejada para a inclusão escalonada no sistema pedagógico a revisão total do Dicionário Da Língua Portuguesa com a maior exclusão possível de palavras homônimas e acentos e substantivos que podem ser verbos, isto dificulta o aprendizado e o entendimento da língua para estrangeiros e nativos, tendo como exemplos absurdos como: MORRO – é verbo (morrer) e MORRO – significa também: MONTANHA – há milhares de homônimas com grafia e fonética iguais, com significados duplos que beiram o surrealismo.

Um sistema pedagógico sustentável deve sempre ser delineado com a padronização de aplicação no ano letivo, em síntese:

Em todo o País, o conteúdo pedagógico padronizado a ser ministrado deverá ser composto das matérias de praxe, com ênfase em:

>Aprendizado do comportamento social, normas e leis relevantes instituídas no País oriundas da Carta Magna, matemática, língua pátria, geografia, língua Inglesa e cursos de profissionalização.

>História, focada nos fatos constados em documentos, com material didático voltado a explanações realistas dos acontecimentos passados.

Há de se considerar as regiões, instituindo-se cursos adequados, ex: áreas rurais com ênfase a cursos básicos de agronomia, veterinária etc.

Material didático, trajes, uniformes, calçados, acessórios e alimentação deverão ser fornecidos pela União, com cobrança anual nunca superior a U$ 25 ao aluno matriculado.

O tempo para o ciclo de ensino e aprendizado fundamental/médio, de 12 anos (dos 5 aos 17 anos), isto seria o mínimo em ensino fundamental/médio que o Estado pode prover.

O sistema pedagógico deve ser unificado, tendo como matérias reprovadoras: matemática, língua portuguesa e inglesa, sendo todas as demais incluídas como notas de aproveitamento, explanadas como históricos (currículo escolar) do aluno, quando obtiver a graduação do ensino médio.

O aluno reprovado nas matérias básicas poderá concluir o curso para graduação a qualquer tempo, no sistema de ensino ao adulto, a ser provido nas escolas, pois a conclusão do ensino se efetivará sempre aos 18 anos, observando-se a convocação dos alunos ao serviço militar obrigatório.

O ENEM pode prover todo este sistema, pois já possui normas, diretrizes e plataformas em TI para a aplicação.

Uma escola provida de todos os itens possíveis para a ministração do ensino fundamental/médio, deverá ser a referência do bairro em todos os sentidos.

O empresariado poderá desenvolver e oferecer os serviços de ensino fundamental/médio, tendo como regras principais a ministração da mesma plataforma pedagógica e a graduação emitida somente com os exames efetuados em escolas públicas.

Não é possível ser mantido no País as Universidades gratuitas, seus custos são impossíveis de serem absorvidos, deve-se viabilizar o crédito estudantil com mais veemência.

Este sistema de ensino fundamental/médio se aplicará ao aluno durante 12 anos, este período é o suficiente para ministrar todos os ensinamentos básicos necessários.


O cerne do sistema está baseado com a execução de:

01.- Cadastramento de residentes em todos os Estados da Federação situados em morros, favelas, palafitas, bairros deteriorados etc.

02.- Mapeamento das propriedades em toda Federação classificadas em lotes e terrenos sem uso pertencentes à União, Estados, Municípios e a Cúria localizadas nas áreas metropolitanas.

03.- Mapeamento dos prédios em todo o País usados para ministração do ensino fundamental/médio pertencentes ao Estado e aos Municípios.

04.- Definição de área para construção ou remodelação de bairros planejados com área escolar mínima de 10 a 20.000m2.

05.- Definição do projeto de construção e urbanização da área dos bairros planejados.

06.- Definição dos custos e projeção de conclusão dos bairros planejados por região.

07.- Reformulação do sistema de planos e carreira dos docentes do sistema fundamental/médio, com a transferência imediata para a União.

08.- Reformulação do programa pedagógico, tendo como inserção principal o reforço das matérias específicas de: português, matemática, geografia do Brasil e língua Inglesa, com inclusão de matérias específicas para área rural, religiões em geral, além das de praxe que sustentam o ensino fundamental/médio.

09.-Padronização do material pedagógico em todo País. 

10.-Frequência escolar diária mínima de 8 horas.

11.-Frequência etária obrigatória dos 5 aos 18 anos. 

12.-Aplicação de sistema pré-escolar.(infantil)

13.-Materiais didáticos, alimentação e uniformes cedidos pela União.

14.-Taxa de matrícula estabelecida no máximo em U$ 25,00 ao ano.

15.- Desenvolvimento e aplicação de sistema pedagógico para alfabetização de adultos e cursos profissionalizantes.

16.-Inclusão direta nas universidades privadas ou governamentais baseadas no currículo escolar do aluno.

17.-Extinção da ministração do ensino fundamental/médio efetuado por associações de qualquer origem, Municípios ou Estados, sendo a União a única ministradora.

18.-Sistema para frequência escolar aos incapacitados.

19.-Penalidades criminais específicas a quem impeça a frequência escolar de crianças ou adolescentes.

20.-As entidades privadas que promova a captação financeira de materiais ou serviços para ajuda a crianças e adolescentes, deverão transferir os fundos arrecadados para a União.

21.-Promulgação de lei reguladora para shows televisivos de captação financeira de ajuda a crianças e adolescentes, devendo ter como parágrafo principal a transferência dos recursos arrecadados a União.

22.-Fundações que ministrem cursos via TV (canais abertos ou fechados) devem direcionar o sistema pedagógico somente ao ensino profissionalizante.

23.-Promulgação de lei reguladora específica para entidades privadas que ministrem o ensino técnico profissionalizante.

24.-Isenção de taxas e impostos para doações de qualquer natureza ao sistema do ensino fundamental/médio da União.

25.-Escolas públicas devem ser construídas ou remodeladas baseadas em projeto de construção padronizado, providas de todas as áreas inerentes a sustentação do programa pedagógico do ensino fundamental/médio.

26.-Criação de polícia escolar, com corpo policial específico.

27.-Promulgação de leis específicas em âmbito federal para delitos cometidos contra o patrimônio, corpo funcional e alunos em áreas de escolas públicas de ensino fundamental/médio.


* Pérolas do Enem > Matéria copilada de: https://blogdoenem.com.br/perolas-do-enem-frases-geniais/   

Nota: As sugestões propostas nesta crônica foram publicadas no Livro: REGOVERNAR l e ll publicados em 2002 e 2012 e algumas foram incluídas na nova Lei de A Política Nacional do ensino médio (PNE) foi estabelecida no dia 31 de julho de 2024 por meio da Lei 14.945/2024, que alterou a Lei 9.394/96 e revogou parcialmente a Lei 13.415/17, que estabelecia a reforma anterior do ensino médio.

Você LEITOR, com sua análise e opinião, é o principal motivo da publicação desta crônica.

Faça seu comentário, opine em nosso chat, por email ou no Blog.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page